5 melhores dicas para aprender sobre design de aplicativos grátis

apps de diseño

Existem vários aspectos importantes que devem ser levados em consideração ao desenvolver um aplicativo. Por exemplo, você precisa ter um objetivo claro e um problema para resolver. Além disso, o software deve ser original e ter certos recursos que o diferenciam de outros. Além disso, é necessário definir antecipadamente o público ao qual o aplicativo é direcionado. No entanto, o design do aplicativo é um dos pontos principais que podem tornar uma plataforma digital bem-sucedida. Por esse motivo, neste artigo do HWSINET, você conhecerá as 5 melhores dicas para aprender sobre design de aplicativos móveis

Primeiro, forneceremos várias dicas a serem consideradas ao projetar um aplicativo. Em seguida, você descobrirá quais são as três plataformas digitais com o melhor design, entre as quais Pague Contas Celular, Cartão Pré-pago InternacionalToggl e Google Now. Por fim, explicaremos seis coisas que todo designer de aplicativos deve saber. Então, é melhor começarmos.

1. Noção de espaço

Primeiro, o tamanho do espaço é um dos fatores mais importantes no design de aplicativos. Nesse sentido, se você estiver familiarizado com a frase “menos é mais”, saiba que não é necessário ocupar cada um dos pixels com cores e formas. Pelo contrário, um aplicativo é mais atraente quando os elementos foram organizados de uma maneira mais sóbria e inteligente.

1. Noção de espaço

Por exemplo, no caso do sistema operacional iOS, geralmente é necessário reservar elementos desnecessários para clarear a exibição do aplicativo. Da mesma forma, é comum o uso de fontes helvéticas e fundos brancos que transmitem uma sensação de continuidade.

2. Defina o clique mais importante

Em segundo lugar, há outro ponto chave ao projetar um aplicativo e é o botão de chamada para ação. Nesse sentido, é um elemento que destaca a opção que buscamos promover. Por exemplo, no caso de uma plataforma digital para compras, o botão da chamada à ação seria “Comprar”. Além disso, o uso desses botões ajuda significativamente a alcançar os objetivos do seu aplicativo.

2. Defina o clique mais importante

Por outro lado, a chamada à ação deve ser muito atraente para o usuário. Portanto, ele deve usar certas características fundamentais, como tamanho do botão, localização, tipografia e, é claro, cor. Nesse sentido, é necessário ter um bom critério quanto ao uso desses elementos para que os resultados sejam bem-sucedidos.

3. Kit de elementos básicos

Outro ponto essencial no design de aplicativos é a harmonia e o padrão visual. Em outras palavras, cada um dos elementos que compõem a identidade visual de um aplicativo móvel deve ter sinergia e seguir a mesma linha de design. Nesse sentido, nos referimos a caixas de texto, barras, botões, espaçamento, imagens, menus, entre outros.

3. Kit de elementos básicos

De acordo com ótimos designers de aplicativos, essa harmonia pode ser alcançada criando um kit básico que inclui cada uma das imagens que serão usadas na plataforma. Dessa forma, em vez de projetar tela por tela, você pode ir a uma biblioteca digital onde encontrará inúmeros kits que se adaptam ao seu projeto.

4. Fácil acesso

Como você deve saber, o design de aplicativos abrange muitas arestas. De fato, outro ponto a considerar em profundidade é o acesso rápido dentro e fora do aplicativo. Por exemplo, no caso de uma plataforma que requer registro prévio, é uma boa ideia incluir botões que permitam acesso através de contas do Google ou Facebook. Nesse sentido, essa ação facilitará a entrada de usuários.

4. Fácil acesso

Por outro lado, os processos também devem ser otimizados dentro do aplicativo. Como resultado, os usuários poderão navegar confortavelmente no programa e terão a possibilidade de acessar as informações que desejam rapidamente, tornando o menor número possível de cliques.

5. Mantenha o usuário em mente

Por fim, embora esse conselho seja o último, é um dos mais importantes em termos de design de aplicativos e web design. De fato, no momento do design, nem sempre temos em mente o consumidor do nosso aplicativo, no entanto, a ação oposta pode nos ajudar a ter um grande sucesso com o nosso projeto.

5. Mantenha o usuário em mente

Para isso, é imprescindível pensar como consumidores, entender seus novos hábitos, saber como eles se comunicam e de onde eles fazem, conhecer seus cronogramas de consumo e seus interesses, entre outros dados vitais para o projeto. Então, essas informações darão vida às plataformas digitais que correspondem a esses hábitos e fidelizam nossos usuários.

4 aplicativos com melhor design

Agora que você conhece algumas das dicas mais importantes sobre o design de aplicativos, queremos mostrar vários aplicativos que correspondem a elas. Nesse sentido, você conhecerá as plataformas digitais RecargaPay, Toggl e Google Now, que hoje definem um padrão em lojas virtuais, como Google Play e App Store.

1. Pague Contas Celular

Começamos este topo com Pague Contas Celular. Para começar, estamos diante de um aplicativo móvel multifacetado criado pelo RecargaPay, que permite fazer todos os tipos de transações financeiras: pagar contas e serviços, recarregar saldo de todas as operadoras, recarregar cartões de transporte em todo o Brasil, pagar contas atrasadas, enviar dinheiro para outras pessoas e muito mais. Além disso, todas essas operações podem ser realizadas gratuitamente e com a maior proteção.

1. Pague contas celular

Nesse sentido, o Pague Contas Celular é o primeiro da nossa lista, porque é um exemplo de como deve ser um bom design de aplicativos. Primeiro de tudo, é um programa muito fácil de usar. Da mesma forma, está em conformidade com a noção do espaço que mencionamos anteriormente, ou seja, possui um design inteligente que é visualmente agradável e não sobrecarrega o celular. Além disso, possui uma paleta de cores definida e um kit de elementos que geram harmonia entre si.

Mas isso não é tudo. Com efeito, este aplicativo também tem a premissa de fácil acesso. De fato, ao registrar um novo usuário, ele oferece a possibilidade de entrar por uma conta ativa do Google ou Facebook, para que o processo seja mais rápido e fácil.

2. Cartão Pré-pago Internacional

Em segundo lugar, temos o Cartão Pré-pago Internacional, uma joia no que diz respeito ao design de aplicativos. Como o software anterior, este aplicativo foi criado e projetado pela empresa RecargaPay e é muito benéfico para seus usuários, pois permite que eles acessem um excelente produto financeiro em pouco tempo. De fato, através desta plataforma digital, é possível solicitar um Mastercard pré-pago sem nenhuma dificuldade.

2. Cartão Pré-pago Internacional

Nesse sentido, o processo é muito simples e pode ser feito em alguns minutos. Da mesma forma, o tempo de espera para o cartão chegar pode variar de 1 a 14 dias úteis, dependendo do tipo solicitado. Por exemplo, no caso do cartão virtual, você só precisa esperar um dia, enquanto o Mastercard físico pode levar até duas semanas para chegar.

Por outro lado, este programa está nesta lista porque atende às premissas de um bom aplicativo. Para iniciantes, possui um design harmonioso e visualmente agradável. Também é possível acessar suas funções facilmente. Além disso, também possui um botão de acesso via Facebook ou Google.

3. Toggl

Toggl ocupa o segundo lugar neste top dos 3 aplicativos com o melhor design. Para começar, este aplicativo permite que você acompanhe o tempo em que investimos em determinadas atividades, o que é ideal se você trabalha à distância ou deseja aumentar a produtividade pessoal. Nesse sentido, Toggl é responsável por criar relatórios que detalham as atividades que realizamos em um período definido, que podem ser exportadas para compartilhar com outras pessoas.

3. Toggl

Baixe o app agora!
Disponível no Android
Disponível no iOS

Por outro lado, esta plataforma digital atende aos melhores padrões de design, pois é extremamente fácil de usar, graças à sua interface inteligente. Da mesma forma, as cores usadas e o espaço entre cada elemento proporcionam conforto ao usuário. Além disso, os botões estão estrategicamente localizados em cada uma das telas e atendem à premissa de cor, tamanho e tipografia ideais.

4. Google Now

Finalmente, é a vez de falar sobre o Google Now, um assistente virtual do Google. Nesse sentido, este software é responsável por organizar a rotina de seus usuários e ajuda a aumentar sua produtividade. Da mesma forma, possui outras funções que são muito úteis, como mostrar o estado do tempo e do trânsito. Além disso, de acordo com o perfil e as preferências de cada consumidor, o Google Now também exibe certas notícias de interesse.

4. Google Now

Baixe o app agora!
Disponível no Android

Agora, este aplicativo possui um bom design por vários motivos. Para iniciantes, isso leva em conta o consumidor do começo ao fim, o que é evidenciado nas notícias fornecidas a ele todos os dias. Da mesma forma, possui uma interface intuitiva e sóbria que facilita os procedimentos. Além disso, permite executar comandos de voz que aceleram ainda mais as operações, o que o torna um aplicativo prático e amigável.

6 coisas que o designer de app deve saber

Falta pouco para terminar este artigo. Ao longo disso, abordamos tópicos muito interessantes que nos permitirão melhorar o design de nossos projetos digitais. No entanto, antes de finalizar, queremos concluir este texto compartilhando as 6 coisas que todo designer de aplicativos para celular deve saber. Abaixo, você encontrará essas informações valiosas.

6 coisas que o designer de app debe saber

1. Orientação

É importante sair da zona de conforto. Para fazer isso, verifique se o seu aplicativo não é apenas projetado verticalmente, mas também horizontalmente. Dessa forma, daremos a nossos usuários a possibilidade de escolher a orientação que melhor lhes convier. Por outro lado, é imperativo ter em mente que jogos, livros e aplicativos financeiros devem ter o modo horizontal como principal.

2. Simplifique os questionários

Sempre, sempre, sempre você deve pensar no conforto do usuário. Em outras palavras, ao trabalhar com o design de aplicativos, você deve garantir que os processos sejam fáceis de executar. Por exemplo, no caso de um questionário, o ideal seria que ele fosse curto, fácil de preencher e não apenas incluísse texto, mas também outras formas menos tediosas de interação.

3. Faça testes no seu smartphone

Não se esqueça de testar seu telefone celular. De fato, a partir do momento em que você começa a projetar um aplicativo, é importante conectar seu próprio equipamento ao computador e testar a qualidade do design. Dessa forma, você garante que o design do programa funcione bem em todos os tipos de telas, baixa e alta resolução.

4. Ícone e splash

A primeira impressão é a que conta. Portanto, verifique se o ícone de inicialização e “splash”, que é o nome dado à tela inicial, seja extremamente atraente. Como você deve adivinhar, isso tem um motivo poderoso, e é que esses elementos são os primeiros que o usuário vê antes de realmente usar o aplicativo. Portanto, não os deixe de lado e trabalhe neles também!

5. Faça bom uso da tipografia

Não subestime a importância da tipografia. De fato, este é um dos aspectos mais importantes no design de aplicativos, pois permitirá ao usuário interagir bem com o programa. Nesse sentido, é preciso levar em consideração não apenas a escolha da fonte, mas também a separação entre linhas, tamanho, cor e contraste com o fundo.

6. Olho com cor!

A cor é um dos aspectos fundamentais em qualquer aplicativo. É também um recurso visual que abrange planos de fundo, textos, botões, títulos e muito mais. Além disso, é frequentemente associado à identidade do software. Por esse motivo, é extremamente importante que você faça bom uso dele.

Palavras: 1.741
Código: MASN-03-ENE-20

Código: VITALESAZEV-01-FEB-2020

O design de aplicativos é uma arte. Como vimos ao longo do artigo, esse comércio abrange vários aspectos fundamentais que levam ao sucesso de um aplicativo. Por exemplo, a noção de espaço, o bom uso de botões, tipografia e cor, fácil acesso às principais funções, entre outras. A consideração desses dados e muito mais tornou o Pague Contas Celular, Cartão Pré-pago InternacionalToggl e Google Now entre os aplicativos mais bem projetados para este ano de 2020.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here